O FIM DOS COOKIES NA PUBLICIDADE DIGITAL
O MATERIAL
1.1. O IAB Brasil traduziu um excelente material elaborado pelo IAB Europa, detalhando pontos atrelados ao fim dos cookies de terceiros em plataformas próprias, mensuração e Ad Verification; a relação desta mudança com as novas regulamentações mundiais para a utilização de dados e os principais insights, iniciativas e soluções, os quais surgem com a intenção de auxiliar os players do mercado publicitário a serem agentes na estruturação de um cenário pós-cookies de terceiros.
1.2. O material foi elaborado pelo Comitê de Mídia Programática do IAB Europa (PTC) e tem como objetivo oferecer uma visão geral das soluções alternativas – já em desenvolvimento – que visam mitigar os impactos que o fim do acesso a dados third-party trará para o setor.
PERGUNTAS
2.1 Quais fatores contribuíram para o fim dos cookies de terceiros?
2.2 Como o fim dos cookies de terceiros afetará as empresas e a indústria como um todo, incluindo plataformas proprietárias?
2.3 Como a ausência de cookies de terceiros afetará a execução de campanhas publicitárias no ambiente digital?
2.4 Quais soluções existem atualmente para substituir o uso dos cookies de terceiros?
2.5 Quais soluções do setor estão sendo desenvolvidas atualmente e por quem?
2.6 Como posso me envolver e contribuir para as diferentes soluções?
2.7 Quais soluções alternativas serão mais adequadas para o meu negócio?
FATORES |FIM DOS COOKIES
3.1 O contexto jurídico frente ao consentimento e ao rastreamento de dados.
3.1.1 A privacidade de dados e o consequente direito de saber como tais dados serão utilizados são um direito fundamental. Temos autonomia para determinar quais informações e como queremos que elas sejam utilizadas no mercado publicitário.
3.2 Browser gatekeeping (os guardiões dos navegadores).
3.2.1 O aumento da conscientização sobre a importância da privacidade e a forma como o rastreamento de indivíduos na internet era feito, resultaram em leis (como a LGPD, o GDPR e o CCPA) para proteger os indivíduos. Além de cumprir essas regulamentações, as empresas oferecem – proativamente – soluções ainda maiores de proteção como uma vantagem competitiva.
3.3 Ad Blocking.
3.3.1 Um recurso que remove anúncios on-line exibidos em um site ou página da web.
3.3.2 Nos últimos anos, o bloqueio de publicidade integrou o ecossistema dos aplicativos.
3.4 Motivos mais comuns para utilizar o bloqueio de anúncios e ferramentas de script de rastreamento.
- Preocupação com a privacidade.
- Segurança.
- Carregamento mais velozes de sites.
- Menos distração no conteúdo.
- Economia de banda larga, especialmente em dispositivos móveis.
- Economia de bateria.